Montadoras terão prazo de até 2030 para deixar carros 0 km adaptados com os novos itens.
O Brasil é, segundo os dados da OMS, o terceiro colocado na lista de nações com mais mortes no trânsito (atrás apenas da Índia e da China). Pensando nisso, o programa Rota 2030 visa reduzir o índice de acidentes registrados nas estradas brasileiras através da indústria automotiva brasileira, com a instalação de 10 novos itens de segurança para os veículos.
É claro que os impactos não ficam apenas para as montadoras, os valores devem ser somados ao valor final dos veículos, tornando-os mais caros no mercado a partir de 2024, já que alguns itens serão cobrados a partir dessa data, como: alerta de cinto de segurança solto e repetidores laterais de seta.
Quais os novos itens de segurança que serão cobrados nos veículos?
Ao todo, serão 10 itens que terão que estar nos veículos até 2030, mas, alguns já começam a ser validados nos próximos anos. Abaixo, preparamos uma tabela para você entender quais os itens e os anos de validação para os automóveis.
E aí, o que achou sobre os novos itens? Acredita que eles irão impactar o bolso do consumidor? Conta pra gente nos comentários! 💬
Comments