A etiqueta do Inmetro, presente em todos os pneus comercializados em território nacional, é uma ferramenta importante para entender as qualidades e características de cada produto. Nela existem classificações muito úteis, que podem ajudar a definir o consumo de combustível dos pneus, a aderência e, inclusive, o quão barulhento eles são na estrada. Para conhecer um pouco mais sobre os testes do Inmetro e porque o ruído dos pneus é relevante para o dia-a-dia dos motoristas, leia mais abaixo.
Nesse artigo você vai ler:
Sobre a etiqueta do INMETRO
Qual a importância do ruído do pneu?
Três pneus com baixo índice de ruído
Sobre a etiqueta do INMETRO
Todos os pneus que circulam dentro do Brasil precisam obrigatoriamente passar por uma avaliação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), com o intuito de garantir uma qualidade mínima e satisfatória para os produtos que são comercializados no mercado. Por isso, os pneus são submetidos a diferentes tipos de teste, onde são observados os seguintes parâmetros:
Aderência na pista molhada: Através de testes especiais, o Inmetro é capaz de qualificar o grau de aderência dos pneus. Isso permite com que o usuário tenha uma melhor noção da segurança dos pneus, permitindo realizar curvas e manobras mesmo quando há chuva ou caso tenha água na pista.
Consumo de combustível: Outra característica analisada nos laboratórios do Inmetro é a maciez do pneu e sua resistência ao rolamento. Essas características afetam diretamente o consumo de combustível do pneu e a eficiência energética do veículo. É um fator muito importante para quem busca pneus econômicos.
Barulho: O instituto também traz uma medição do ruído provocado pelo pneu na hora de rodar. Pode parecer uma informação de menor importância que as demais, mas esse é um fator que afeta de maneira muito significativa a experiência de dirigir.
O Inmetro aplica uma nota para cada um desses critérios, que podem ser consultados na própria etiqueta. Essas notas são conceitos que vão de A (nota máxima, maior aderência ou economia) até G (nota mínima, denominando menor aderência ou economia). O barulho emitido pelo pneu, entretanto, não se encaixa nessa escala de nota, reservando os conceitos somente para aderência e resistência ao rolamento.
Para quantificar o ruído, o instituto usa uma numeração concreta em decibéis (dB), onde quanto maior esse número, mais barulhento é também. Não existe uma quantidade mínima de barulho, porém os pneus avaliados devem demonstrar um ruído máximo de 75 dB para serem aprovados.
Qual a importância do ruído do pneu?
O nível de barulho provocado pelos pneus na hora do rolamento afeta diretamente o conforto ao dirigir. Embora a maciez e resistência ao rolamento também sejam fatores que impactam esse aspecto, o ruído do pneu, quando muito alto, pode prejudicar diretamente a experiência de dirigir para o motorista ou os passageiros.
Além da construção do pneu, o composto de borracha utilizado e outras características da fabricação dele, existem diferentes fatores que tornam a viagem mais barulhenta e ruidosa. Confira alguns dos principais pontos que podem influenciar no conforto ao dirigir:
Manutenção dos pneus: Manter os pneus em boas condições é essencial para reduzir os ruídos durante a condução. A calibragem adequada, alinhamento correto e balanceamento regular são fundamentais para garantir que os pneus mantenham contato uniforme com o solo, evitando desgastes irregulares que possam gerar sons indesejados. Além disso, pneus com sulcos profundos e em bom estado ajudam a amortecer o impacto nas superfícies, o que contribui para uma condução mais silenciosa e confortável.
Qualidade da estrada: Superfícies irregulares, como asfalto desgastado, buracos ou fissuras profundas, podem provocar ruídos nos pneus. Essas irregularidades podem gerar vibrações e choques que se transferem para os pneus, produzindo sons perceptíveis enquanto se dirige. Além disso, pneus expostos a essas condições tendem a se desgastar mais rapidamente, afetando diretamente sua vida útil e necessitando de substituição antecipada.
Condução do motorista: O estilo de condução do motorista também pode afetar o nível de ruído dos pneus. Acelerações ou frenagens abruptas podem aumentar o atrito entre os pneus e o solo, gerando sons indesejados. Da mesma forma, fazer curvas em alta velocidade ou de forma repentina pode intensificar os ruídos provenientes dos pneus.
Medida incorreta: O uso de pneus com medidas inadequadas para o veículo pode gerar ruídos indesejados. Pneus que são excessivamente largos ou estreitos em comparação com as especificações recomendadas pelo fabricante podem provocar um desgaste irregular, o que contribui para o aumento de ruídos ao dirigir. Portanto, é essencial seguir as dimensões de pneus indicadas pelo fabricante do veículo.
A construção do pneu também é muito importante para que o pneu não demonstre muito ruído na hora do rolamento. Por isso, procure um pneu que não comprometa o conforto ao dirigir, criando viagens mais agradáveis e trazendo maior qualidade de vida. Confira alguns modelos que recomendamos para quem procura viagens silenciosas.
Três pneus silenciosos segundo o INMETRO
Os fabricantes de pneus desenvolvem novas tecnologias constantemente para reduzir o barulho provocado pelo contato do pneu com a superfície na hora do rolamento. O conforto ao dirigir é um diferencial para esse produto e muitos clientes estão dispostos a investir um pouco mais de dinheiro por uma experiência silenciosa ao dirigir. Por conta disso, separamos alguns pneus silenciosos, que contam com compostos únicos e sulcos especiais que provocam um rolamento mais silencioso, abafando os ruídos da estrada na banda de rodagem.
Pneu Goodyear EfficientGrip RUN FLAT
Esse é um pneu projetado para alto desempenho, mas com grande eficiência energética e conforto também. Projetado com uma banda de rodagem especial, conta com um composto de sílica na banda de rodagem que torna a resistência ao rolamento muito menor, permitindo ao veículo rodar com conforto e sem gasto excessivo de combustível. Outra tecnologia presente nesse modelo é a capacidade Run Flat, que permite com que o EfficientGrip seja capaz de rodar mesmo se estiver furado ou danificado por 80 quilômetros. Isso acontece porque as laterais, os ombros e os talões do pneu são reforçados para suportar o peso do veículo mesmo depois de comprometidos. Segundo avaliação do Inmetro, esse pneu atinge apenas 68 dB de ruído.
Pneu Bridgestone Turanza ER300
O Turanza ER300 é um pneu da Bridgestone que conta com uma tecnologia especial para difusão de ruído na sua banda de rodagem. Possui uma superfície mais larga, que permite uma área de contato mais uniforme com a superfície durante o rolamento. Além disso, também tem um composto especial na sua construção que torna a carcaça mais suave e macia, suavizando a força ao rodar na estrada e diminuindo o consumo de combustível do veículo. O ER300 é um pneu muito eficiente, com boa aderência e condução estável, mas sem sacrificar o conforto e a experiência de dirigir bem. Atinge um ruído de 68 dB, permitindo uma direção de alta qualidade.
Pneu Michelin Primacy 4
Oferece excelente aderência em pista molhada. O Primacy 4 é um modelo com alta capacidade de frenagem, diminuindo consideravelmente a distância de frenagem na pista molhada para maior segurança. Graças a tecnologia da Michelin no desenvolvimento desse modelo, consegue manter um rolamento suave e de pouca resistência mesmo com grande frenagem e aderência à superfície. Isso é possível por conta da tecnologia especial da empresa, que permite conciliar as duas coisas de maneira a garantir uma viagem silenciosa e confortável. O Michelin Primacy 4 consegue atingir um ruído de 69 dB sem sacrificar a dirigibilidade ou a segurança, com um pneu bastante durável e confiável.
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