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4 pneus com nota máxima de economia conforme o Inmetro

Atualizado: 5 de dez.

A busca por pneus econômicos é cada vez mais presente e uma qualidade mais desejada pelos compradores como uma forma de se precaver acerca dos possíveis aumentos no preço dos combustíveis. Para julgar a capacidade de economia de cada pneu, um dos fatores mais importantes a serem investigados é a etiqueta do INMETRO, que traz uma série de informações relevantes, inclusive a resistência do pneu ao rolamento. Quanto menor essa resistência, maior a economia de combustível que o pneu pode trazer ao veículo.


Confira nesse artigo algumas informações sobre essa etiqueta e alguns modelos que priorizam um menor consumo.



Pneus etiquetados pelo INMETRO estocados

Sobre a etiqueta do INMETRO

Todos os pneus que circulam dentro do Brasil precisam obrigatoriamente passar por uma avaliação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), com o intuito de garantir uma qualidade mínima e satisfatória para os produtos que são comercializados no mercado. Por isso, os pneus são submetidos a diferentes tipos de teste, onde são observados os seguintes parâmetros:


Aderência na pista molhada: Através de testes especiais, o Inmetro é capaz de qualificar o grau de aderência dos pneus. Isso permite com que o usuário tenha uma melhor noção da segurança dos pneus, permitindo realizar curvas e manobras mesmo quando há chuva ou caso tenha água na pista.


Consumo de combustível: Outra característica analisada nos laboratórios do Inmetro é a maciez do pneu e sua resistência ao rolamento. Essas características afetam diretamente o consumo de combustível do pneu e a eficiência energética do veículo. É um fator muito importante para quem busca pneus econômicos.


Barulho: O instituto também traz uma medição do ruído provocado pelo pneu na hora de rodar. Pode parecer uma informação de menor importância que as demais, mas esse é um fator que afeta de maneira muito significativa a experiência de dirigir.


O Inmetro aplica uma nota para cada um desses critérios, que podem ser consultados na própria etiqueta. Essas notas são conceitos que vão de A (nota máxima, maior aderência ou economia) até G (nota mínima, denominando menor aderência ou economia). O barulho emitido pelo pneu, entretanto, não se encaixa nessa escala de nota, reservando os conceitos somente para aderência e resistência ao rolamento.


Para quantificar o ruído, o instituto usa uma numeração concreta em decibéis (dB), onde quanto maior esse número, mais barulhento é também. Não existe uma quantidade mínima de barulho, porém os pneus avaliados devem demonstrar um ruído máximo de 75 dB para serem aprovados.


O que faz um pneu ter maior economia do que outro?

Cada fabricante de pneu conta com suas próprias tecnologias para tornar seus produtos mais competitivos e economicamente mais atrativos. Essas inovações contemplam diferentes componentes do pneu, com diversos objetivos diferentes, um deles é de diminuir o consumo de combustível por parte do veículo através de um pneu mais eficiente para esse propósito, com uma construção especialmente voltada para isso. O desempenho final do pneu constará na etiqueta do INMETRO após os devidos testes.


De maneira geral, o fator determinante para uma melhor ou pior economia de combustível é a resistência do mesmo ao rolamento, mas aqui estão algumas tecnologias que podem ser aplicadas pelos fabricantes para atingir melhores índices.


Projeto da carcaça: A construção da carcaça é primordial para garantir uma boa economia, uma vez que ela deve se mostrar resistente o suficiente para não afetar o desempenho do pneu e sua dirigibilidade, mas também não pode dificultar o rolamento do pneu quando o veículo está em movimento. O design, material e componentes internos do pneu são cruciais para garantir uma carcaça eficiente e que ajude na economia de combustível.


Composto da borracha: O tipo de material usado na construção do pneu também é muito importante para garantir melhor desempenho e um rolamento de menor resistência. Para isso, é necessário combinar uma série de componentes diferentes na borracha, como a sílica e outros elementos sintetizados na borracha final, que ajudam a criar uma superfície menos resistente ao rolamento e maior maciez na hora de dirigir.


Desenho da banda de rodagem: Esse é um fator crucial para entender a capacidade de economia do pneu, uma vez que o desempenho dele pode alterar bastante dependendo de qual tipo de superfície ele foi feito para rodar. Um pneu focado em estradas de terra e percursos off-road, por exemplo, conta com uma construção especial na sua banda de rodagem que favorece a eficiência dele nessas condições, mas pode apresentar um consumo mais elevado quando estiver rodando dentro da cidade ou em rodovias pavimentadas. O contrário também acontece com pneus de uso urbano quando são usados em superfícies off-road.


Pessoa verificando a classificação do pneu

Quatro pneus com nota máxima em economia pelo INMETRO

Além das tecnologias citadas acima, os grandes fabricantes de pneu usam diversas outras formas de reduzir a resistência com a superfície na hora de dirigir. Essa característica é um diferencial cada vez maior na hora dos consumidores comprarem seus pneus e, por isso, é uma qualidade que as grandes produtoras se esforçam tanto para aperfeiçoar.


A loja da Achei Pneus conta com diversos modelos que têm nota máxima em economia de combustível pelo INMETRO e, por isso, separamos alguns desses modelos classificados como conceito A para ajudar na decisão.


Pneu Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5

Um pneu bastante confortável, o Eagle F1 Asymmetric 5 aproveita de um composto especial na sua banda de rodagem que, além de tornar o rolamento mais macio e econômico, também reduz significativamente o ruído causado pelo pneu na estrada.


Por conta disso, esse é um modelo de pneu preparado para oferecer uma experiência muito positiva ao dirigir, com pouco barulho, condução estável e agradável, além de maior economia na hora de abastecer o tanque. Além das suas qualidades na hora do rolamento, também é um pneu muito seguro, com boa estabilidade e condução segura também.



Pneu Continental ContiPremiumContact 6

Esse é o modelo mais sofisticado da linha Premium Contact, com tecnologia Continental que faz desse pneu bastante eficiente. A banda de rodagem do ContiPremiumContact 6 é feita com polímeros de última geração, que ajudam a criar um contato mais suave e macio com a superfície, afetando diretamente o rolamento do pneu para maior economia de combustível.


Além disso, essa construção especial do composto da banda de rodagem também ajuda a tornar o desgaste do pneu mais lento, prolongando a vida útil do pneu e garantindo uma maior durabilidade.



Pneu Pirelli Scorpion

O Scorpion é um pneu robusto, bastante seguro e eficiente. É um modelo com uma preocupação especial com a boa dirigibilidade e a segurança, mas que também é capaz de oferecer grande economia de combustível durante seu uso. Isso acontece por causa do composto especial presente na banda de rodagem do pneu, que além de tornar a direção mais macia, confortável e econômica, também ajuda a manter o pneu em uma temperatura que garante sua eficiência na pista, mas que não acelera o desgaste em uso cotidiano.


Uma ótima escolha para o dia-a-dia urbano, com diversas qualidades que podem ser percebidas dentro da cidade ou em rodovias, mas também na hora de reabastecer. 



Pneu Bridgestone Turanza T005 RUNFLAT

Desenvolvido pela marca japonesa Bridgestone, o Turanza T005 RUNFLAT é um pneu de ótima aderência e estabilidade, mas por conta do composto especial de Hi-Sílica presente na sua banda de rodagem, também apresenta ótima economia de combustível e durabilidade.


A construção especial desse pneu faz com que ele se mostre bastante confiável na pista, ao mesmo tempo que tem uma grande prioridade de economia e durabilidade, por conta da sílica presente na sua composição, que garante essas duas qualidades. A carcaça do pneu conta com um envoltório em espiral, que torna o pneu bastante estável na hora de realizar curvas e manobras também. 




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