top of page

Como é feito um pneu? Conheça o processo de fabricação.

Atualizado: 16 de fev.

Saiba mais sobre a engenharia complexa e os diferentes componentes necessários para fabricar um pneu. Aprenda agora!


Veja o que você encontrará no conteúdo:


como é feito um pneu

Você sabe como é feito um pneu? Esta pergunta é fácil de responder, não? Simples, basta pegar uma borracha e prender em volta de uma roda. Pronto, agora é só colocar no carro e sair dirigindo.

Seria bom se fosse fácil assim, mas, atualmente, o processo de fabricação de um pneu possui muita tecnologia e diversos ingredientes além da borracha, como camadas de poliéster, náilon e até aço, por exemplo.


Como são fabricados os pneus

O processo de fabricação de um pneu é complexo, e abaixo resumimos como é feito o pneu:


Mistura de borracha do pneu

A mistura de borracha do pneu é formada por aproximadamente 30 tipos diferentes de borracha e outros ingredientes, que são misturados para criar um composto negro que será enviado para a próxima fase do processo: o corte.


Corte

Nesta etapa, a borracha é cortada em faixas com o objetivo de formar a estrutura básica do pneu.


Construção do pneu

Os pneus são feitos do interior para fora. São montados os elementos têxteis, as cintas de aço, os talões, as telas, o piso e outros componentes. O resultado é o que se chama de “pneu verde”, bem parecido ao produto final.


Máquina de cura do pneu

O “pneu verde”, que é o nome dado ao produto nesta etapa, é vulcanizado com moldes quentes numa máquina de cura, que comprime as partes do pneu para moldar o produto na forma final, incluindo também a marca do fabricante, por exemplo.


Inspeção do pneu

Após as etapas de fabricação, o pneu é avaliado em um rigoroso processo de inspeção. Máquinas de alta tecnologia analisam todos os pneus para detectar qualquer imperfeição antes da comercialização.


Do que é formado o pneu

Basicamente, os pneus mais comuns são compostos por 6 partes diferentes:


> Parede lateral

As paredes laterais são feitas de borracha e são a ligação entre a roda e a parte do pneu que encosta na estrada.


> Lona de corpo

É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do carro. É feita de uma mistura elástica, com borracha, poliéster e náilon.


> Lona estabilizadora

Ajuda na estabilidade do pneu. Feita por pequenas placas de fios de aço que ajudam a evitar derrapadas.


> Capa de rodagem

Parte do pneu que fica em contato com o solo. Formada por 3 tipos de borracha, ela auxilia na tração do carro e na durabilidade do pneu.


> Talões

Aros de aço envoltos numa camada de borracha. É a parte do pneu que entra em contato com a roda.


> Estanque

É a parte de dentro do pneu com várias camadas de borracha. Impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as antigas câmaras.


Agora que você já sabe como é feito um pneu, veja aqui como ler a etiqueta do pneu.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)

18.347 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page