Saiba mais sobre a engenharia complexa e os diferentes componentes necessários para fabricar um pneu. Aprenda agora!
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Você sabe como é feito um pneu? Esta pergunta é fácil de responder, não? Simples, basta pegar uma borracha e prender em volta de uma roda. Pronto, agora é só colocar no carro e sair dirigindo.
Seria bom se fosse fácil assim, mas, atualmente, o processo de fabricação de um pneu possui muita tecnologia e diversos ingredientes além da borracha, como camadas de poliéster, náilon e até aço, por exemplo.
Como são fabricados os pneus
O processo de fabricação de um pneu é complexo, e abaixo resumimos como é feito o pneu:
Mistura de borracha do pneu
A mistura de borracha do pneu é formada por aproximadamente 30 tipos diferentes de borracha e outros ingredientes, que são misturados para criar um composto negro que será enviado para a próxima fase do processo: o corte.
Corte
Nesta etapa, a borracha é cortada em faixas com o objetivo de formar a estrutura básica do pneu.
Construção do pneu
Os pneus são feitos do interior para fora. São montados os elementos têxteis, as cintas de aço, os talões, as telas, o piso e outros componentes. O resultado é o que se chama de “pneu verde”, bem parecido ao produto final.
Máquina de cura do pneu
O “pneu verde”, que é o nome dado ao produto nesta etapa, é vulcanizado com moldes quentes numa máquina de cura, que comprime as partes do pneu para moldar o produto na forma final, incluindo também a marca do fabricante, por exemplo.
Inspeção do pneu
Após as etapas de fabricação, o pneu é avaliado em um rigoroso processo de inspeção. Máquinas de alta tecnologia analisam todos os pneus para detectar qualquer imperfeição antes da comercialização.
Do que é formado o pneu
Basicamente, os pneus mais comuns são compostos por 6 partes diferentes:
> Parede lateral
As paredes laterais são feitas de borracha e são a ligação entre a roda e a parte do pneu que encosta na estrada.
> Lona de corpo
É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do carro. É feita de uma mistura elástica, com borracha, poliéster e náilon.
> Lona estabilizadora
Ajuda na estabilidade do pneu. Feita por pequenas placas de fios de aço que ajudam a evitar derrapadas.
> Capa de rodagem
Parte do pneu que fica em contato com o solo. Formada por 3 tipos de borracha, ela auxilia na tração do carro e na durabilidade do pneu.
> Talões
Aros de aço envoltos numa camada de borracha. É a parte do pneu que entra em contato com a roda.
> Estanque
É a parte de dentro do pneu com várias camadas de borracha. Impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as antigas câmaras.
Agora que você já sabe como é feito um pneu, veja aqui como ler a etiqueta do pneu.
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