top of page
Foto do escritorAchei Pneus

Os melhores tipos de pneus para diferentes veículos

Atualizado: 9 de out.

Existem diferentes tipos de pneus no mercado e, muitas vezes, essa grande quantidade de opções pode deixar os consumidores confusos sobre qual o melhor modelo para o veículo que possuem.


Existem muitos fatores que precisam ser considerados na hora de escolher o pneu, mas separamos alguns tipos de veículos comuns e vamos comentar sobre quais os pneus ideais. Confira mais informações sobre os detalhes únicos dos pneus.


Diferentes tipos de pneus, com características distintas

Nesse artigo você vai ler:


As diferentes classificações de pneus

Pneus possuem diferentes nomenclaturas e subdivisões com base em suas características e qual o tipo de uso mais apropriado para eles. Essas definições servem para indicar desde o tipo de superfície ideal para cada pneu rodar, como capacidade extra de carga ou até mesmo maior velocidade máxima.


Separamos algumas principais categorias para sanar dúvidas sobre pneus:


HT: Significa “Highway Terrain” e é uma sigla dedicada para pneus robustos, com uma carcaça mais resistente, mas que são especializados para percorrer em superfícies asfaltadas. Ideal para estradas e ruas, esses pneus não mantêm a mesma aderência e estabilidade em superfícies de terra, chão batido ou com lama.


MT: Esse é um tipo de pneu mais específico para superfícies off-road e outros terrenos mais agressivos e hostis. É uma sigla para “Mud Terrain” e por isso é um pneu com sulcos profundos e uma banda de rodagem bastante robusta, ideal para garantir tração até mesmo na lama. A construção especial faz com que esse pneu não desempenhe tão bem em superfícies asfaltadas, entretanto, deixando a desejar no que diz respeito a aderência e capacidade de drenagem de água na pista. 


AT: O pneu AT é um de perfil misto, projetado para desempenhar de maneira satisfatória tanto em superfícies off-road quanto em estradas e outras pistas asfaltadas. Ele não consegue atingir o mesmo grau de desempenho que um pneu MT na lama, por exemplo, mas é muito mais versátil por apresentar boa dirigibilidade e aderência mesmo nas estradas e ruas de asfalto. 


XL: A marcação XL é reservada para pneus que contam com uma carcaça reforçada e, por isso, podem carregar uma carga mais pesada sem apresentar problemas ou riscos por causa disso. É uma sigla para “Extra Load” e contamos com um artigo detalhado no nosso blog sobre o assunto também.


UHP: Ideais para carros esportivos e de alto desempenho, esses são os pneus Ultra High Performance, que são capazes de oferecer ótima estabilidade e aderência mesmo em alta velocidade. Contam com uma banda de rodagem projetada de maneira especial e blocos de borracha otimizados nos ombros para oferecer grande precisão nas curvas. Confira mais sobre esse tipo de pneu no nosso blog!


Aplicações de  pneus para diferentes veículos

Essas siglas são importantes para entender as aplicações diferentes dos pneus e que tipo de características eles demonstram e quais as situações onde eles são melhores recomendados e adaptados. Trouxemos algumas aplicações comuns abaixo e quais os pneus melhores recomendados:


Carros de passeio: Esses são veículos que rodam, na maior parte do tempo, em ambientes urbanos ou em estradas. Por conta disso, é importante buscar pneus que tragam conforto e durabilidade, principalmente. Outra característica muito buscada nesse tipo de veículo é a segurança, por isso é importante verificar sobre a aderência do pneu, principalmente em superfícies molhadas, dessa forma é capaz de evitar situações perigosas de aquaplanagem.


SUVs, picapes e veículos 4x4: Bastante diversificados, esses veículos apresentam medidas de pneus similares, mas podem variar muito em relação à aplicação. Por conta disso, é importante entender qual o tipo de superfície onde será principalmente usado: caso seja um veículo para usar em estradas de chão batido, ranchos e áreas rurais, um pneu MT é o mais adequado. Para uso majoritariamente urbano, entretanto, um pneu HT é capaz de oferecer maior conforto e aderência quando houver chuva. Caso seja um misto dos dois, o AT é o melhor indicado.


Veículo de carga leve: Quando se trata de um veículo utilitário ou para fins comerciais, que precisam realizar transporte de carga ou passageiros, pneus resistentes e duráveis são ideais. Além disso, os pneus Extra Load, ou XL, também podem ajudar a aumentar a quantidade de carga possível de ser transportada, o que pode ser um diferencial para quem precisa de pneus para usos exclusivamente comerciais. 


Veículos de carga pesada: Caminhões e outros veículos de grande capacidade de carga. Por causa dessa tarefa, eles também necessitam de pneus mais reforçados, chamados de “tipo C”. Esses pneus podem ter 8 ou 10 lonas, que indicam a resistência deles e o quanto peso podem carregar. 


Carros de luxo ou esportivos: Ideais para quem busca aproveitar a alta performance, os pneus UHP são ótimos, pois conseguem se manter estáveis e seguros mesmo nas mais altas velocidades. Além disso, conseguem uma boa aderência e frenagem, fora uma ótima precisão e estabilidade ao realizar curvas. Esse tipo de veículo busca por pneus mais eficientes, para rodar principalmente em estradas e pistas que permitam atingir alta velocidade. 


Analisando as particularidades do pneu na hora de escolher o modelo certo

Quais as características que devo observar nos pneus?

Mesmo depois de entender um pouco melhor sobre as siglas, qualidades e aplicações de cada pneu e para diferentes tipos de veículos, é possível ficar com a dúvida ainda do que deve ser determinante na hora de escolher um pneu. Por conta disso, separamos um passo-a-passo para auxiliar a decidir o pneu ideal com mais precisão e certeza. 


  1. Identifique qual o tipo do carro: Como citado anteriormente, modelos específicos de carro fazem uso de pneus específicos. O pneu de um veículo de carga comercial é diferente do pneu de um carro de passeio convencional, por exemplo. Por conta disso, é importante entender o modelo do veículo para escolher o pneu ideal para o mesmo. 


  1. Verifique a medida do pneu: Outro fator importante a ser observado é a medida do pneu. Confira junto do manual do fabricante quais as medidas recomendadas para o carro e não use modelos com dimensões muito diferentes dessa recomendação.


  1. Entenda qual a carga e a velocidade que vai dirigir: A quantidade de carga pode ser determinante na escolha do pneu. Mesmo que as medidas sejam adequadas e o tipo de veículo condizente, se a capacidade de carga do pneu for muito abaixo, não será possível garantir uma direção eficiente e segura. É importante lembrar que o peso do carro deve ser incluído quando considerando a capacidade de carga total dos pneus, além do peso dos passageiros e da carga (se houver). A velocidade também precisa ser levada em consideração. 


  1. Leia o manual do fabricante: Além das medidas, existem outras informações cruciais para escolha e montagem dos pneus do veículo. Questões como calibragem e as dimensões corretas são muito importantes na hora de escolher o pneu, uma vez que medidas muito diferentes das medidas pedidas pelo fabricante podem fazer com que o veículo apresente problemas na suspensão, frenagem e direção de maneira geral. 


  1. Considere as vias em que vai dirigir: A superfície em que vai dirigir é muito importante na hora de definir o pneu ideal para o veículo, uma vez que existem terrenos que pedem configurações específicas na construção da banda de rodagem ou da própria carcaça do pneu. Uma escolha que não leve isso em consideração pode criar situações onde o pneu não oferece tração e aderência necessárias para o local onde se está dirigindo ou uma condução extremamente desconfortável e ruidosa. 



Gostou do conteúdo?


Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você. Ou, se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (47) 9999-5584 e converse com um de nossos especialistas!


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

446 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page