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Pneu sem ar da Bridgestone: Conheça o Air Free Concept

A maior fabricante de pneus do mundo também é uma das líderes mundiais no que diz respeito à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias para o mundo dos pneus. Exatamente por isso, ela trouxe um conceito de pneu inovador, que visa solucionar problemas relacionados à despressurização, furos na câmara de ar e outros problemas de calibragem. Tudo isso ao desenvolver um pneu que não precisa ser inflado com ar para rodar. 


Para entender melhor essa proposta da Bridgestone, trazemos informações sobre esse protótipo. 


Nesse artigo você vai ler:

O que é o Air Free Concept e como ele funciona?

Quais os benefícios do Air Free Concept para o meio ambiente e para os consumidores?

Como a Bridgestone está desenvolvendo e testando o Air Free Concept para bicicletas e veículos?

Quais os desafios e as oportunidades do Air Free Concept para o mercado de pneus?

Como o Air Free Concept se compara com outras tecnologias de pneus sem ar?


Pneu sem ar da Bridgestone

O que é o Air Free Concept e como ele funciona nos pneus?

O Air Free Concept traz uma tecnologia que utiliza uma estrutura de resina termoplástica e raios de borracha para suportar o peso do veículo. Essa estrutura elimina a necessidade de encher os pneus com ar, reduzindo o risco de furos, vazamentos e explosões. Além disso, o Air Free Concept permite o uso de materiais reciclados na fabricação dos pneus, contribuindo para a economia circular.


A banda de rodagem continua como nos modelos de pneus clássicos, uma camada de borracha que faz contato com a superfície durante o rolamento, mas ao invés de ser suportada por ar comprimido, isso acontece por causa dos raios de borracha na parte interna do pneu, que oferecem resistência o suficiente para manter o pneu estável e tracionado ao mesmo tempo que se mostra flexível e maleável o suficiente para andar em qualquer superfície.


É com essa junção de materiais, tecnologias e ideias que o Air Free Concept foi idealizado e se mantém em desenvolvimento desde então. 


Benefícios do Air Free Concept para o meio ambiente e para os consumidores

O Air Free Concept oferece diversos benefícios para o meio ambiente e para os consumidores. Por não usar ar, uma série de incomodações cotidianas dos pneus convencionais pode ser evitada através desse conceito futurista da Bridgestone. Conheça algumas das vantagens que podem ser aproveitadas:


Resistência: A estrutura de plástico faz com que o pneu seja naturalmente mais resistente. Além disso, por não depender de ar comprimido, esses pneus podem sofrer rasgos e perfurações na banda de rodagem e ainda assim continuar operando.


Calibragem: Por não necessitar de ar, não há preocupação com a calibragem do pneu. Isso quer dizer que o risco de desgaste irregular por causa de uma má calibragem. Além disso, não há risco de estourar o pneu ou de que formem bolhas na banda de rodagem.


Reparos: Por poder aguentar rasgos e perfurações com mais facilidade, esse pneu dispensa um kit de reparos extensivo. O estepe se faz um item menos necessário também, ainda que continue  imprescindível em caso de emergências e também por lei. 


Ecológico: Feito com materiais recicláveis e bioplásticos, os pneus Air Free da Bridgestone almejam um perfil mais sustentável e ecológico do que os pneus convencionais. Por terem uma vida útil prevista maior, estima-se que 200 milhões de pneus a menos serão descartados com essa nova tecnologia. 


Como a Bridgestone está desenvolvendo e testando o Air Free Concept para bicicletas e veículos?

O desenvolvimento desse tipo de pneu pela Bridgestone começou em 2011, ao produzir protótipos e outros conceitos voltados para bicicletas e veículos leves. Em 2013, a empresa lançou o primeiro protótipo do Air Free Concept para ser aplicado em bicicletas, que já está disponível em alguns mercados. Já em 2017, a empresa anunciou o Air Free Concept para veículos leves, mas este ainda está em fase de testes e em parceria com fabricantes de automóveis. O objetivo da Bridgestone é de comercializar o Air Free Concept para veículos até 2024.


Para continuar o desenvolvimento desse projeto, a Bridgestone já realizou diferentes parcerias com montadoras e outras empresas, com o objetivo de avançar nessa ideia e viabilizar o mais rápido possível os pneus Air Free. A mais nova parceira nessa empreitada é uma fabricante de carros elétricos japonesa, a Idemitsu Kosan, que acredita no potencial desses pneus e, principalmente, no impacto ecológico positivo que eles podem trazer.

“Acreditamos que o Air Free Concept desenvolvido pela Bridgestone é ecologicamente correto.” Akira Oichi, gerente geral da Bridgestone.

A empresa segue desenvolvendo novas tecnologias para esse pneu, com o objetivo de viabilizar o Air Free Concept para mais veículos e solucionar problemas encontrados nos protótipos anteriores. 


Pneu Air Free Concept da Bridgestone

Quais os desafios e as oportunidades do Air Free Concept para o mercado de pneus?

O Air Free Concept é uma mudança que representa grandes desafios para a Bridgestone, mas também uma grande oportunidade de oferecer um produto altamente sofisticado e único. O Air Free Concept exige uma mudança radical no design, na produção e na construção dos pneus, que pode implicar em custos elevados e em resistências culturais. Por outro lado, o Air Free Concept oferece uma solução inovadora, sustentável e competitiva para os pneus, que pode atender às demandas e às expectativas dos consumidores e da sociedade.


Oferecer um produto como o Air Free Concept é um diferencial para a empresa no mercado, sendo capaz de fornecer um pneu extremamente durável e de tecnologia avançada. Além disso, há a possibilidade de diminuir os custos de reciclagem de pneus gastos, representando um corte de gastos significativo e uma grande economia.


Como o Air Free Concept se compara com outras tecnologias de pneus sem ar?

A principal diferença dessa tecnologia em relação às desenvolvidas por outras empresas é a estrutura única do Air Free Concept e a aplicabilidade para diversos tipos de veículos que esse pneu oferece.


Outras tecnologias de pneus sem ar, como o Tweel e o Uptis da Michelin, utilizam uma estrutura de raios metálicos e uma banda de rodagem de borracha, que são mais adequadas para veículos pesados e de alta velocidade. O Air Free Concept, entretanto, utiliza uma estrutura de resina termoplástica e raios de borracha, que são mais leves, flexíveis e adaptáveis para veículos leves e de baixa velocidade.


Através desse diferencial, a Bridgestone conseguiu resultados expressivos para bicicletas e carros leves, enquanto continua a avançar no desenvolvimento de pneus Air Free para carros e outros veículos mais pesados.


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