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Pneu estourado? Entenda as principais causas desse tipo de acidente!

Um dos tipos de acidente mais perigosos é quando o pneu do carro estoura. Isso acontece quando há um vazamento do ar entre as lonas internas do pneu, que afeta diretamente a pressão interna do mesmo. Se esse problema não for solucionado de maneira correta, pode acarretar em um rompimento súbito da carcaça do pneu, que pode ser bastante perigoso, especialmente se o carro estiver em movimento.


No artigo, comentamos um pouco mais sobre os riscos, causas e como se prevenir desse tipo de situação.


Dirigir com o pneu estourado é extremamente perigoso

Principais causas para pneu estourado

Existem muitos motivos para que o pneu chegue a esse estado crítico. Preparamos alguns dos principais agravantes, confira a lista abaixo:


Formação de bolhas: Essas são facilmente detectáveis na banda de rodagem do pneu, pois parecem protuberâncias irregulares no pneu. Quando identificadas as bolhas, é muito importante trocar o pneu imediatamente, pelo estepe ou por um pneu novo, caso possível. As bolhas tornam o perigo de estouro dos pneus bem mais aparente e elas aparecem em casos de uma estrada em má condições ou cuidados ruins dos pneus.


Transitar em estrada de terra: Caso o pneu não seja um modelo especializado para esse tipo de superfície, é possível que o perfil agressivo e hostil das estradas off-road causem danos que levem o pneu a estourar. Isso acontece porque, nesse tipo de estrada, há a presença de múltiplos obstáculos que nem todos os pneus estão preparados para lidar: pedras, galhos, lama e buracos profundos, por exemplo.


Calibragem fora do ideal: A calibragem incorreta do pneu é um agravante muito perigoso e que pode levar até uma situação extrema onde os pneus podem estourar. O excesso de calibragem deixa muito ar acumulado dentro do pneu e o escapamento natural do ar pode demorar, o que aumenta os riscos. A calibragem abaixo ou insuficiente também não é recomendada ou ideal, pois tornam o pneu mais sensível para obstáculos e buracos na pista, reduzindo muito a resistência da carcaça. Confira junto ao manual do fabricante a calibragem ideal.


Amortecedores velhos: Quando o amortecedor está desgastado e não é feita uma revisão adequada do mesmo, ele pode afetar negativamente os pneus. Os amortecedores gastos (ou velhos) realizam movimentos que prejudicam a estabilidade do veículo em curvas, sobrecarregando os pneus. Quando expostos durante muito tempo a essas condições, é possível que o pneu não suporte a força adicional imposta pelo mau desempenho dos amortecedores e estoure.


Válvula desregulada: As válvulas do pneu também são conhecidas como “bico de pressão” e são responsáveis por manter a pressão interna do pneu adequada. Rodar em alta velocidade ou em estradas em más condições podem causar danos às válvulas, o que afeta diretamente a pressão interna do pneu e também a sua calibragem. Esses defeitos podem aparecer de forma gradual ou súbita e, no caso da última, pode levar o pneu a estourar por conta da repentina perda de pressão. 


Direção sem cautela: O cuidado na hora de dirigir é essencial para preservar o pneu. Embora seja raro que ele estoure por conta de alta velocidade, a chance disso acontecer aumenta consideravelmente quando os pneus e outros componentes do veículo não são checados regularmente ou quando o motorista não está atento à calibragem ou condição da estrada.


Como se comportar em uma situação de pneu estourado

Nem sempre é possível identificar situações onde o pneu está mais propício a estourar, por isso é importante saber como reagir caso isso aconteça de maneira inesperada. Manter a calma é importante nesse tipo de situação, mas preparamos alguns passos para preservar a segurança, confira abaixo:


  • Acione o alerta do veículo e reduza a velocidade gradativamente, mantendo o trajeto o mais retilíneo possível.

  • Pare o veículo no acostamento ou em uma via de pouco movimento.

  • Sinalize adequadamente, usando o triângulo.

  • Averigue o estado do veículo, caso tenha sofrido maiores danos além do pneu.

  • Se identificar algum dano significativo no veículo, acione o seguro ou procure ajuda mecânica.

  • Se nenhum dano maior for identificado, faça a troca do pneu estourado pelo estepe.

  • Após o ocorrido, procure uma borracharia ou um autocenter qualificado para fazer uma revisão do veículo.

  • Se o acidente aconteceu durante um atolamento, procure um guincho profissional antes de encaminhar o veículo até um local de confiança para fazer a revisão e manutenção.


Essas são algumas ações que podem ser feitas nesse tipo de situação. Dependendo da gravidade do ocorrido, nem todas podem ser aplicadas ou outras precauções são imprescindíveis, como checar se algum passageiro se machucou, por exemplo.


É importante ressaltar que cada situação pede diferentes cuidados, então é importante agir de maneira coerente com cada uma. Assegure sempre a segurança do motorista e dos passageiros antes de mensurar os danos ao veículo e, só assim, tomar alguma ação para repará-lo ou remediar a situação.


Bolhas nos pneus são um sinal de risco e perigo

Cuidados básicos para evitar que os pneus estourem

Apesar de termos mostrado algumas ações para assegurar a segurança em caso de um pneu estourar, a melhor maneira de continuar seguro é prevenir que esse acidente ocorra em primeiro lugar. Para isso, separamos alguns pontos de atenção que podem ser analisados regularmente para evitar usar o pneu até estourar e correr o risco de se encontrar em uma situação desnecessariamente perigosa.


Manutenção regular: Mantenha sempre o veículo em boas condições através de uma manutenção preventiva, evitando problemas com amortecedores e freios ineficientes. 


Calibragem dos pneus: Como já demonstrado anteriormente, a calibragem incorreta dos pneus pode ser muito prejudicial e causar o estouro da carcaça do mesmo. Mantenha-o sempre o mais próximo possível da calibragem ideal recomendada pelo fabricante do veículo. 


Rodízio dos pneus: Para evitar o desgaste prematuro dos pneus, realizar o rodízio dos pneus pode ser uma alternativa para que os dianteiros não fiquem gastos muito antes dos traseiros. É aconselhado fazer o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados, em média. 


Profundidade dos sulcos: Monitore sempre a profundidade dos sulcos na banda de rodagem do pneu. Quanto menor for a medição, mais gasto e propício a demonstrar uma falha está o pneu, o que também inclui o risco de estourar o pneu. Considere uma troca dos pneus quanto estiverem gastos demais. 


Troque peças desgastadas: Sempre cheque o estado de conservação das peças do veículo. Caso encontre algum mecanismo em más condições, realize a troca desse componente, uma vez que ele pode colocar força demais sob os pneus e chegar a estourar por conta disso. 



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