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Pneu sem ar: conheça o modelo Tweel da Michelin

A fabricante de pneus francesa Michelin investe milhões de dólares anualmente para o desenvolvimento de novas tecnologias, com o objetivo de desenvolver pneus melhores e mais eficientes. Agora, a empresa desenvolveu o pneu Tweel, que é um conceito de pneu radial sem ar voltado para diferentes tipos de máquinas: cortadores de grama, empilhadeiras, ATVs (All Terain Vehicles) e UTVs (Utilitary Task Vehicle). O Tweel traz muito mais praticidade para o trabalho e confiança na hora de desempenhar.


Neste artigo você vai ler:

O que é o Tweel da Michelin?

Como funciona um pneu sem ar?

Quais são as aplicações desse tipo de pneu?

Quais são as vantagens dele em relação aos pneus?


Tweels podem ser usado em todo tipo de veículo

O que é o Tweel da Michelin?

Um pneu capaz de rodar sem ar, o Tweel é uma nova tecnologia da Michelin, desenvolvido especialmente para máquinas de trabalho. Outra característica importante do Tweel é que ele conta com uma roda especial também, sendo de montagem completa e única, combinando roda e pneu em uma coisa só. A presença de vigas maleáveis em raios entre a superfície do pneu e as rodas fica responsável pela sustentação do peso do veículo, fornecendo uma transferência de energia mais eficiente durante o rolamento e dando um visual característico para esse tipo de produto.


Diferente dos pneus convencionais, que são feitos em maior parte de borracha, os Tweel são feitos com uma resina especial que garante maior flexibilidade, mas também força o suficiente para suportar o peso do veículo e da carga sem perder tração e estabilidade. A principal vantagem desse tipo de pneu é a capacidade de rodar mesmo quando ocorrem furos e lacerações na banda de rodagem, uma vez que não precisam estar cheios para rodar. Não demonstram problema com calibragem também, mantendo uma área de contato uniforme com a superfície durante o uso.


O Tweel também é um produto de alta durabilidade, conseguindo atingir uma vida útil de 2 a 3 vezes maior que um pneu convencional, uma vez que não é tão facilmente desgastado quanto à borracha. 


Como funciona um pneu sem ar?

Por conta da natureza exótica do Tweel, não é uma surpresa que ele tenha uma construção e um funcionamento muito distinto dos pneus convencionais. Por se tratar de uma tecnologia especial, conta com uma série de peculiaridades na sua construção e instalação. Confira algumas das características únicas desse pneu abaixo:


Material: Como comentado anteriormente, o Tweel não conta com uma superfície de borracha como outros pneus radiais, mas com uma superfície de poli-resina de alta resistência ao impacto. Isso permite com que ele seja robusto o suficiente para enfrentar terrenos com pedras, buracos e outros obstáculos, mas que seja flexível o suficiente para transferir o peso e energia de maneira eficiente através dos seus raios internos.


Instalação: Os Tweels são pneus de instalação única e completa. Por conta disso, precisam ser ligados a um cubo de aço reforçado, que serve para fixar o pneu à máquina onde será utilizado. Esse é um tipo de instalação especial e por isso é necessário verificar a viabilidade da instalação desse tipo de equipamento com antecedência para evitar modificações estruturais desnecessárias. 


Sustentação: Sem a presença de ar para sustentar o peso do veículo e oferecer uma direção estável, é necessária a instalação das vigas e raios flexíveis na parte interna do pneu. Esse é um sistema de Viga de Cisalhamento (ou shear beam), que serve para amortecer impactos e distribuir a pressão do rolamento através das vigas. Para isso, é importante que esses raios sejam minimamente maleáveis e flexíveis, para que não quebrem facilmente por conta da tensão e transferência de força.


Essas são algumas das características mais distintas do Tweel em relação aos pneus convencionais, mas a Michelin desenvolveu inúmeras outras peculiaridades sobre ele que não são encontradas nos modelos radiais mais comuns. Desde uma escolha de materiais mais ecológicos até as dimensões de largura, altura e raio desenvolvidas com as necessidades especiais desse tipo de pneu em mente.


Quais são as aplicações desse tipo de pneu?

Esse é um pneu para uso em veículos de uso especializado. Por isso existe uma série de modelos diferentes de Tweels, produzidos em diferentes medidas para tipos distintos de maquinário. Preparamos alguns modelos comuns desse tipo de pneu e qual o tipo de equipamento ele foi feito para equipar, confira abaixo:


Michelin Tweel Turf: Esses são pneus radiais sem ar feitos especificamente para cortadores de grama comerciais e outras máquinas de jardinagem. Por conta disso, é um pneu com uma banda de rodagem não tão robusta, ideal para gramados e estradas de terra, porém com bastante vegetação.


Michelin Tweel UTV: Feitos para UTVs (Utility Task Vehicles), são ideais para equipar quadriciclos e veículos militares também. São pneus com uma banda de rodagem mais robusta, que podem atravessar terrenos mais hostis, com terra e inclinações íngremes, bem como pedras e obstáculos. 


Michelin Tweel SSL: Produto especialmente produzido para mini-carregadeiras e outros equipamentos específicos para construção civil. Conta com maior altura e largura, além de um perfil mais resistente também. Por isso é ideal para terrenos difíceis e repletos de obstáculos.


Michelin Tweel TMF: Essa é uma versão do Tweel especial para empilhadeiras, que conta com um perfil robusto, mas com uma banda de rodagem não tão voltada para terrenos difíceis e acidentados quanto outras versões do pneu. Ainda assim, tem alta capacidade de carga. 


Michelin Tweel Turf Golf: Similar aos pneus para cortador de grama, esses são modelos Tweel usados em carrinhos de golfe e outras aplicações em gramados baixos. Com uma banda de rodagem pouco robusta, não foi feito para superfícies com muitos buracos ou obstáculos.


Diferentes tipos de Tweels

Quais são as vantagens dele em relação aos pneus?

O Tweel oferece diversas vantagens em relação aos pneus tradicionais, que dependem de ar comprimido para funcionar. Uma das principais vantagens é a eliminação do risco de furos, que são danos extremamente significativos para os pneus convencionais. Com o Tweel, não há risco de perder pressão ou de danificar a estrutura do pneu por causa de objetos perfurantes.


Outra vantagem é a redução de vibrações, que são causadas pela deformação dos pneus tradicionais ao rodar. O Tweel proporciona um rodar mais suave e confortável, além de reduzir o desgaste dos componentes do veículo. Além disso, o Tweel melhora a tração e a dirigibilidade do veículo, pois se adapta melhor às condições do solo e mantém o contato constante com o chão através da sua estrutura maleável e flexível. 


Por fim, o Tweel tem uma durabilidade maior do que os pneus tradicionais, pois sua banda de rodagem é feita com uma resina especial, que sofre desgaste de maneira muito mais lenta que a borracha nos pneus radiais comuns. Isso também influencia diretamente no malefício ao meio ambiente, tornando o descarte de pneus e queima de borracha por ano muito menor.

 

Outras tecnologias de pneu sem ar da Michelin

A Michelin possui outras tecnologias de pneu sem ar, como o UPTIS, por exemplo. Ainda assim, essas são tecnologias bastante distintas e com propósitos diferentes, por isso é importante entender a diferença delas.


Enquanto o Tweel é um produto feito com vigas maleáveis e uma superfície de resina de poliuretano muito resistente e flexível, o UPTIS é um pneu mais robusto, com uma estrutura de alumínio e fibra de vidra, além  de uma banda de rodagem emborrachada. Essa diferença se dá pela carga que esses pneus foram projetados para suportar. Enquanto o Tweel é voltado para uso em equipamentos especializados e situações extraordinárias, o UPTIS tem como objetivo equipar carros de passeio e veículos utilitários muito mais pesados e que necessitam de uma base mais rígida.


Outra grande diferença na aplicação dessas duas tecnologias se dá no tipo de superfície em que elas foram projetadas para rodar. O UPTIS é um modelo voltado para ruas, estradas e rodovias asfaltadas e tem uma preocupação especial com a redução da emissão de ruídos. Enquanto isso, o Tweel é um produto voltado para uso em ambientes mais irregulares e com menor preocupação acerca do barulho: obras, fábricas e outros lugares naturalmente mais barulhentos.



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