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Pneus de perfil baixo: Características, vantagens e desvantagens

Quando se fala sobre o perfil de um pneu, o que está sendo referido é o percentual entre altura e largura da seção do pneu em milímetros. Por conta disso, uma roda com perfil mais baixo apresenta uma altura reduzida, mas sem necessariamente diminuir o tamanho do aro na mesma proporção. Isso faz com que o veículo tenha rodas maiores e mais chamativas junto de um visual mais esportivo.


Apesar de ser uma escolha bastante relacionada à estética e ao estilo, existem vantagens de ter um pneu de perfil baixo, mas alguns pontos precisam ser observados nessa escolha.



Mercedes

Características dos pneus de perfil baixo

O pneu de perfil baixo é muito chamativo por conta do visual moderno e agressivo que ele proporciona para o veículo. Também já comentamos sobre a diferença de altura que esse perfil demonstra, mas existem outras características que deixam mais fácil de detectar esses pneus e diferenciá-los de outros modelos. Conheça algumas diferenças desse tipo de pneu:


Parede lateral mais baixa

Os pneus de perfil baixo se destacam por terem paredes laterais mais curtas do que os demais modelos de pneu, resultando em uma distância menor entre o carro e a superfície, o que proporciona uma banda de rodagem mais plana e alargada.


Rodas maiores

Pneus de perfil baixo são geralmente instalados em rodas maiores para realçar o visual esportivo e moderno do veículo, com um visual mais agressivo. Rodas maiores geralmente resultam em um perfil visualmente mais baixo, mesmo mantendo o diâmetro total do conjunto de pneus e rodas semelhante ao dos pneus de perfil mais alto.


Vantagens e desvantagens do pneu com perfil baixo

Como citado anteriormente, o perfil é a porcentagem da altura do pneu em relação à circunferência do mesmo, onde geralmente os pneus com perfil 55% ou abaixo já são considerados baixos. Por conta dessa medida, um perfil de menor altura geralmente é compensado por uma maior largura do pneu e da banda de rodagem também. Essa alteração na estrutura do veículo traz mudanças no comportamento da máquina, com vantagens e desvantagens que vamos falar mais detalhadamente a seguir.


É importante entender o resultado dessas mudanças no perfil do carro para entender se ela é aplicável e condizente com o dia-a-dia e rotina do usuário. Além de entender qual a prioridade do motorista.


Vantagens do pneu com perfil baixo

A principal vantagem nos pneus de perfil baixo é o apelo visual que ele dá ao carro, que fica com um estilo mais esportivo. Além disso, por conta do maior contato da superfície do pneu com a pista, proporciona uma melhor estabilidade na hora de dirigir ou realizar curvas acentuadas. Fora isso, também oferece maior aderência e uma frenagem mais potente, mesmo em alta velocidade. 


Esses pneus trazem excelente segurança, com uma direção responsiva e precisa, junto de bastante controle na hora de dirigir também. Na pista molhada, se comporta de maneira estável por conta dos sulcos da banda de rodagem, que conseguem fazer maior escoamento de água na superfície do pneu, melhorando a aderência. 


Desvantagens do pneu com perfil baixo

Apesar da maior segurança e dirigibilidade, existem pontos que são prejudicados por conta do perfil mais baixo dos pneus. A estrutura mais alargada desses pneus fornece uma superfície de contato maior com a superfície, que apesar de trazer mais estabilidade e frenagem, também faz com que haja maior desgaste da borracha, encurtando a vida útil desse tipo de pneu. 


Outro problema relacionado ao perfil é a proximidade que esses pneus têm com a superfície, que dificulta o amortecimento dos impactos causados por conta de buracos e outros obstáculos na pista. O conforto na hora de dirigir é outro parâmetro que pode ser prejudicado por causa da maior banda de rodagem, criando uma direção mais barulhenta e ruidosa.


mecânico trocando pneu

Como evitar problemas por conta do perfil baixo do pneu

Por conta da menor área lateral para absorção e dissipação de impacto ao rodar na estrada, é preciso tomar alguns cuidados especiais na hora de dirigir com esse tipo de pneu. Existem alguns pontos importantes para serem observados e estarem sempre em dia quando falamos desse tipo de perfil de pneu. Alguns deles são:


Suspensão: Como o pneu de perfil baixo deixa o carro mais perto da superfície, é muito importante que o sistema de suspensão, em especial os amortecedores, estejam em bom estado de funcionamento. Uma vez que esses dispositivos ajudam a amenizar solavancos e outros buracos na estrada, impedindo que haja algum dano no carro raspando ou encostando na estrada.  


Direção: A forma de dirigir é muito importante para evitar problemas por conta do perfil baixo dos pneus. Evitar altas velocidades e manobras mais bruscas é uma forma de suavizar qualquer impacto com a superfície no caso de buracos, elevações ou obstáculos no caminho, protegendo o carro e os pneus de danos desnecessários. 


Estrada: Uma estrada em boas condições ajuda bastante a reduzir os problemas por conta de um perfil baixo, uma vez que uma superfície lisa e plana oferece poucos obstáculos que podem ocasionar em solavancos. Uma direção segura ajuda a desviar de buracos também, minimizando os efeitos de uma estrada precarizada.


Esses são alguns dos pontos de atenção para rodar com pneus de perfil baixo sem problemas desnecessários. Esteja atento a esses detalhes e evite incomodações e acidentes por conta do perfil baixo do pneu. 


Posso colocar um pneu de perfil baixo no meu carro?

É possível, mas uma instalação incorreta pode acarretar uma série de problemas. O diâmetro final da roda, junto do pneu, pode ser inferior ao original de fábrica, por isso é aconselhável que, na hora de colocar pneus de menor perfil, usar uma roda com maior diâmetro. O contrário também é verdadeiro, caso o motorista opte por um perfil mais alto ao invés de mais baixo.


Ao trocar apenas o pneu e não a roda junto, o carro esbarra com mais facilidade nos quebra-molas e há uma redução nas marchas do mesmo, fazendo com que o motor trabalhe em maior giro, aumentando o consumo de combustível. Outro problema causado por essa discrepância é uma divergência entre velocímetro e hodômetro.


Fora a consideração especial com o tamanho da roda e as medidas do pneu, é necessário se atentar ao sistema de suspensão e amortecimento do carro. Os veículos que saem com um perfil mais baixo de fábrica comumente vêm acompanhados de uma suspensão mais robusta e eficiente, diferente de um carro com perfil mais alto, que pode usar um mecanismo com amortecedores mais suaves. Por conta disso, vale a pena procurar um sistema de suspensão mais eficiente ou se certificar de que o mecanismo atual é confiável antes de realizar a troca da roda e dos pneus para um perfil mais baixo.



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