A marcação M+S vem de Mud e Snow. Mas o que isso quer dizer? Será que ele é bom para rodar nas ruas e rodovias do Brasil? Leia tudo sobre o assunto aqui.
Agora que você já sabe como é feito um pneu, vamos para uma outra pergunta: Pneus M+S são de inverno, correto? Será?
Provavelmente você deve ter visto vídeos na internet falando que eles são pneus de inverno. Verdade ou mito? Descubra abaixo e não tenha mais dúvidas.
Pneus M+S: Qual o significado?
A marcação M+S que está em alguns pneus vem de M=Mud, que quer dizer lama em inglês, e S=Snow, que significa neve naquele idioma. Ou seja: é a indicação de que o pneu oferece condições mínimas aceitáveis para terrenos com essas características.
No Brasil, por exemplo, que não neva na maioria das regiões (exceto em algumas cidades da região Sul, mas mesmo assim bem pouco) e é um país tropical, onde se encontra muita lama em diversas rodovias e ruas, o pneu M+S vai muito bem, pois conta com banda de rodagem mais larga e com sulcos diferenciados.
Para você entender, a marcação M+S é obrigatória para pneus exportados e vendidos na América do Norte e Europa, onde nevascas são frequentes.
Então o pneu M+S não é de inverno?
Isso mesmo. Ele é apenas uma opção para épocas e regiões onde o tempo vira rapidamente e para os motoristas não serem pegos desprevenidos, reduzindo o risco de acidentes.
Os pneus de inverno, por sua vez, tem a marcação de um cristal de gelo na lateral e são fabricados com componentes para suportar temperaturas muito baixas.
Pneu M+S pode rodar no Brasil?
Sim, pode. Como vimos acima, apesar de a sigla ter referência à lama e à neve, o pneu serve para todas as estações do ano, inclusive para condições extremas, como em baixas temperaturas.
O clima tropical do Brasil estraga o pneu M+S?
Não. Os grandes responsáveis pelo esfacelamento e deformações são normalmente as condições ruins das vias no Brasil e as sobrecargas de peso sobre o carro. Como os pneus M+S são muito comuns em veículos 4×4, usados para transporte de produtos e equipamentos pesados, muita gente relacionou de forma errada o desgaste do pneu com a temperatura.
E aí, tirou suas dúvidas sobre os pneus M+S? Não deixe de escrever ou mesmo enviar seus questionamentos pra gente nos comentários abaixo.
Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)