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Radiador furado e vazamento de água: o que fazer e não fazer?

Muito importante para absorver e transportar o calor do motor, a água do radiador também é conhecida como líquido de arrefecimento. Ela contém aditivos importantes para prevenir a corrosão e formação de depósitos de sujeira nos componentes do carro.


A qualidade e o funcionamento adequado desse líquido são cruciais para o funcionamento do veículo e não prestar atenção a isso pode ocasionar em danos severos ao motor, além dos riscos de segurança que um sistema de refrigeração ineficiente representa. 


Trouxemos mais informações sobre líquido de arrefecimento e os cuidados em caso de radiador furado e vazamento de água. Neste artigo você vai ler:


líquido de arrefecimento do motor

Posso colocar água da torneira no radiador?

Não! O líquido de arrefecimento encontrado no radiador é composto majoritariamente por água, mas isso não quer dizer que qualquer água pode ser usada como substituta para ele. Os aditivos presentes nesse líquido são cruciais para impedir a corrosão dos componentes do carro a longo prazo, além de que a água mineral contém uma série de substâncias como cloro e outros sais minerais que tornam o acúmulo de sujeira mais propício dentro do radiador, o que pode gerar falhas mecânicas e outros problemas mais severos. 


Caso o reservatório esteja baixo demais, é possível completar o tanque usando água desmineralizada, mas alguns pontos precisam ser observados nesse caso. Confira algumas considerações abaixo:


Água desmineralizada: Qualquer mistura ou abastecimento deve ser feito com água desmineralizada, uma vez que os sais minerais da água mineral são muito corrosivos e nocivos para o motor.  Uma mistura comum é com água desmineralizada e etilenoglicol. 


Diluição dos aditivos: Usar apenas água para abastecer o reservatório causa a diluição dos aditivos que reduzem a corrosão e melhoram a eficiência da refrigeração. Por causa disso, é importante que essa água seja misturada com os devidos aditivos e substâncias, para não diminuir gradativamente a eficiência. 


Temperatura do motor: Ao realizar o abastecimento do reservatório do radiador, é muito importante realizá-lo com o motor frio. Se estiver quente demais, pode causar a ebulição da água e dos aditivos, que causam queimaduras, além de perder uma quantia de líquido de arrefecimento que não estará mais no radiador. 


Existem diversas marcas diferentes de líquido de arrefecimento, que contam com misturas distintas de substâncias e aditivos para melhorar a refrigeração, lubrificação e diminuir a corrosão do motor. Esses costumam ser produtos especializados e próprios para essa função, diferente das misturas com água desmineralizada. Confira quais os aditivos presentes e como eles se comportam no radiador do carro antes de comprar ou escolher uma marca.


Água do reservatório está subindo, o que pode ser?

A variação de altura no reservatório é um fenômeno normal, que ocorre quando o motor esquenta e, por consequência, o líquido de arrefecimento também, fazendo com que ele sofra expansão. Isso faz com que o líquido atinja um maior volume dentro do reservatório, mas depois volte a diminuir conforme esfria. 


Mas se é normal, devo me preocupar com isso?

Apesar de normal, a expansão do líquido de arrefecimento precisa ser considerada com cuidado. Umas das principais questões a serem averiguadas é de não preencher completamente o reservatório quando está reabastecendo o radiador. Como a expansão é esperada e normal, há a necessidade de que tenha espaço para que o líquido não transborde para fora do compartimento, entrando em contato com outros componentes e peças que não trabalham bem quando molhadas, como a parte elétrica do carro, por exemplo.


Outro ponto de atenção é quando o reservatório sobe, mas não desce tanto quanto deveria. Isso é um problema que pode estar relacionado às mangueiras, que podem estar estufadas ou obstruídas com sujeira, não permitindo que o líquido escoe para outros componentes do motor. Isso torna a refrigeração mais ineficiente e aumenta o risco de superaquecimento do motor e outros acidentes que podem ser danosos e perigosos.


mecânico inspecionando um carro

Como saber se o líquido de arrefecimento está vazando?

Caso o líquido de arrefecimento não esteja completamente dentro do radiador ou do reservatório, será perceptível observar vazamentos na área do motor. Existem uma série de problemas que podem ser causados por essa falha mecânica, mas também é muito importante estar atento aos detalhes que podem indicar a presença de vazamentos. Entenda alguns dos principais problemas que podem ajudar a identificar vazamento:


Superaquecimento: Um sinal do vazamento de líquido de arrefecimento pode ser um dos principais riscos desse problema também. Caso detecte superaquecimento no motor, o vazamento no sistema de refrigeração pode ser um dos motivos. Nesse caso, é importante parar e procurar ajuda mecânica o mais rápido possível. Desatenção a esse problema chegar até a fundir o motor, trazendo danos severos e custos elevados. 


Poças: Ao deixar o carro estacionado por algum tempo, se notar a formação de poças ou manchas de líquido embaixo do sistema de refrigeração, também é possível que seja fruto de um vazamento. Caso não seja solucionado, esse problema pode fazer com que o sistema de refrigeração do carro se torne gradativamente menos eficiente, até causar superaquecimentos constantes e outros danos ao motor do carro.


Cheiro de queimado: Se estiver dirigindo e detectar barulhos estranhos ou cheiro de queimado, é importante parar em um local seguro e investigar a origem do problema. Uma das possibilidades nesse caso é o vazamento do sistema de refrigeração, o que pode levar o motor ou outros componentes do carro a esquentar e exalar um cheiro de queimado. Por conta da possibilidade de outros problemas, é muito importante investigar rapidamente a origem desse odor para maior segurança antes de voltar a dirigir.


Luz do painel: O próprio painel do carro pode ser um indicativo confiável para detectar esses vazamentos, uma vez que ele acende um alerta em caso de alta temperatura do sistema. Essa luz tem a função de notificar o motorista quando a temperatura do motor está muito alta ou quando ocorre algum problema no sistema de refrigeração. A luz de temperatura no painel pode acender por diversos outros motivos, como vazamentos no sistema de refrigeração, falha no termostato ou problemas na bomba de água.


É necessário dirigir com atenção para esses detalhes, uma vez que se forem detectados tardiamente, pode não ser possível prevenir danos maiores causados por conta do superaquecimento do motor e outros componentes. Por isso, verifique regularmente a condição do veículo através de uma manutenção preventiva regular. 


Quando é a hora de trocar o líquido do radiador?

Falamos muito sobre vazamento do líquido de arrefecimento no sistema de refrigeração, mas esses não são os únicos casos em que é necessária a manutenção ou a troca do líquido no reservatório. Com o passar do tempo, ele pode acumular sujeira demais, perdendo a eficiência de forma gradativa. Mesmo que a solução usada seja adequada e não tenha nenhum vazamento no sistema do motor, é aconselhável que esse líquido seja trocado com alguma regularidade para evitar acúmulo de detritos e outros problemas provenientes de um sistema de refrigeração ineficiente.


Apesar dessa orientação, não existe uma regra absoluta para troca do fluído de refrigeração, uma vez que existem inúmeras variáveis que podem estar atreladas à durabilidade do mesmo. Cada fabricante tem seu próprio tipo de mecanismo de resfriamento do motor, além de que cada marca oferece um fluído com compostos e aditivos diferentes. Todas essas questões podem influenciar na vida útil do líquido, além do método de uso também.


Ainda assim, é recomendado pelo menos verificar a situação no sistema com uma frequência de dois (2) anos, ou 30 mil quilômetros rodados. Se houver alguma instrução sobre essa situação no manual do proprietário do veículo, também deve ser levada em consideração. Caso um dos indicadores citados anteriormente seja detectado, entretanto, é importante considerar a troca imediatamente depois de solucionar ou investigar o problema encontrado. 



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