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Rodízio de pneus: porque é importante fazer?

Um fato muito importante sobre o desgaste dos pneus é sobre a posição deles na hora que são montados no carro. Por conta da distribuição de peso do veículo, naturalmente os pneus montados em áreas onde há maior concentração de carga sofrerão desgaste mais rápido. Para amenizar essa situação e melhor distribuir a vida útil no jogo de pneus, realizar o rodízio deles é importante. Vamos falar mais sobre como, quando e porque realizar esse processo nesse artigo, confira abaixo.


Neste artigo você vai ler:




Técnico especializado fazendo rodízio de pneus


O que é o rodízio de pneus e por que fazê-lo?

O rodízio dos pneus é a troca de posição dos pneus de um carro. Por exemplo, trocar os pneus do eixo dianteiro de um carro de passeio para o eixo traseiro e os pneus que estavam na parte de trás, agora ficam posicionados no eixo da frente. Também é possível realizar rodízio com veículos que contam com mais eixos, como caminhões e ônibus, por exemplo, mas as regras para esse rodízio são diferentes dos carros de passeio, que possuem apenas as rodas traseiras e dianteiras.


O principal motivo para realizar o rodízio dos pneus é o desgaste da banda de rodagem. No caso dos carros de passeio, a parte dianteira do veículo conta com maior carga, uma vez que é onde está o motor e onde fica o motorista também. Mesmo que haja possibilidade de levar carga no porta-malas, a concentração de peso na parte dianteira, onde está a maior parte dos componentes mecânicos do carro, é muito maior. Por causa disso, os pneus da frente sofrem desgaste da borracha mais rápido que os pneus traseiros. Trocar a posição deles é importante para evitar que os pneus da frente sejam trocados muito antes que os traseiros.


Realizar esse rodízio é muito importante para maximizar a vida útil dos pneus e melhorar a experiência ao dirigir, impedindo que aconteça um desgaste irregular da banda de rodagem ou que os pneus de um eixo se tornem ineficientes diante dos pneus no outro eixo. Além de uma questão de economia, também é um caso de dirigir com mais segurança.


Como o rodízio de pneus deve ser feito

Apesar do conceito ser simples de entender, como fazer o rodízio dos pneus pode ser bastante complexo. O perfil do pneu e da banda de rodagem vão definir as regras para a alteração, bem como a posição dos mesmos na hora da troca e o tipo do sistema de atuação do veículo. Os padrões de banda de rodagem são os assimétricos, simétricos e direcionais. Abaixo algumas dicas sobre como realizar o rodízio para esses casos.


Perfil simétrico: Os pneus com perfil simétrico não são afetados pela posição da roda durante a rotação, por isso eles podem ser montados em qualquer sentido ou lado do veículo. Dessa maneira, um pneu que está posicionado na roda dianteira da esquerda, pode assumir uma posição no eixo traseiro na parte direita do veículo. Esse tipo de pneu permite maior flexibilidade na hora do rodízio.


Perfil assimétrico: Diferente dos pneus simétricos, os pneus com essa banda de rodagem não podem rodar em um sentido diferente, por isso não podem ser montados em qualquer lado do veículo. Ainda assim, desde que mantenham o sentido do giro, podem alternar entre os eixos do carro sem problemas. Um pneu assimétrico que está instalado no eixo dianteiro esquerdo não pode ser trocado para a posição traseira direita, apenas na esquerda. Esses pneus contam com uma identificação na lateral que indica a maneira correta de montá-los. 


Perfil direcional: Da mesma maneira que os pneus assimétricos, os pneus de perfil direcional não podem rodar em sentido diferente, por isso também só podem ser montados em um lado específico do veículo. A banda de rodagem desse tipo de modelo é especial para um escoamento de água mais eficiente e, por isso, alterar o sentido de giro dos pneus pode fazer com que essa característica não seja desempenhada de maneira adequada. 


Influência da tração do veículo no rodízio dos pneus

É muito importante entender qual a tração do veículo na hora de realizar o rodízio, uma vez que ele interfere diretamente no jeito de trocar os pneus. Como vimos anteriormente, nem todos os pneus podem ser instalados no lado esquerdo ou direito com liberdade, mas é muito importante que a tração dos eixos seja respeitada para evitar problemas nesse momento.


No caso de pneus simétricos, na hora de realizar o rodízio dos pneus, os modelos que estão indo do eixo menos tracionado para o maior tracionado devem inverter os lados. No caso de uma tração dianteira, o pneu esquerdo traseiro ocupará o lugar direito no eixo dianteiro, mas o pneu que está saindo do eixo dianteiro, não pode trocar de lado ao ir para o eixo traseiro. Isso acontece para que todos os sulcos da banda de rodagem dos pneus sejam igualmente desgastados, impedindo uma situação de desgaste localizado. 


No caso de uma tração nos dois eixos, há maior liberdade no rodízio dos pneus, desde que tenham uma banda de rodagem simétrica. Nesse caso, basta trocar os pneus dianteiros pelos traseiros, não sendo necessária uma inversão entre lado esquerdo e direito. Para melhor visualização dessa situação, confira a imagem abaixo:




Diagrama para rodízio de pneus adequado


Quando é o momento correto de fazer o rodízio de pneus?

O rodízio dos pneus deve ocorrer quando houver desgaste significativo nos pneus de um eixo em comparação com os do outro. Isso depende bastante do jeito de conduzir o carro, além do tipo de estrada enfrentada e muitos outros parâmetros variáveis que não podem ser determinados facilmente. Por conta disso, é necessária uma análise prévia dos pneus e do estado de conservação da banda de rodagem antes de optar pelo rodízio, levando em consideração a diferença de profundidade do sulco entre os pneus traseiros e dianteiros.


Ainda assim, uma média razoável para considerar o rodízio dos pneus é entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados. Quando atingir essas marcas, procure uma oficina de confiança para averiguar o estado dos pneus e para realizar o rodízio dos mesmos, após analisar os modelos e o sistema de tração do carro, para realizar o serviço de maneira correta e responsável, evitando problemas futuros. 



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